Todos os professores e funcionários se dedicaram muito nas apresentações em homenagem ao Dia das Mães. Nossos alunos arrasaram e as mães compareceram em grande quantidade.
quarta-feira, 18 de maio de 2016
PROJETO MALA VIAJANTE
Justificativa
A
leitura é um instrumento imprescindível para qualquer momento da vida. Através
da mesma somos capazes de ir além, desenvolvendo senso crítico, ter
argumentações fundamentadas, viajar no mundo da imaginação, aprendendo a ouvir,
se expressar e utilizar como deleite um amigo que sempre preenche de forma
positiva momentos de reflexão na vida diária. Cabe a escola trazer a leitura
para os alunos e também agregar a família neste processo, pois sem esta
parceria pouco se conseguiria avançar.
A criança adora histórias de
príncipes, princesas, animais falante, bruxas, pois tudo isso faz parte do seu
mundo imaginário, de sua fantasia. E partindo dessa realidade, observa-se que é
o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras
clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para
despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no
aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos
irmãos. Ou ainda dando seus primeiros passos na leitura sozinha, descobrindo
suas primeiras palavras, ou realizando a leitura de imagens.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivo geral
Proporcionar
um momento de leitura ainda mais prazeroso e envolvendo a parceria fundamental
da família. Além de estimular o hábito da leitura e da escrita através do
registro.
Objetivos Específicos
·
Reunir à família,
possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus
membros;
·
Despertar ainda mais
a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
·
Ajudar a criança nessa fase de
alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura.
·
Ampliar o
vocabulário;
·
Proporcionar situações de leitura
compartilhada.
·
Aproximar os alunos do universo escrito e dos
portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los,
reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar
sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e
construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
·
Fazer com que construam o hábito de ouvir e
sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
·
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus
repertórios.
·
Participação em situação de conto e
leitura de histórias.
·
Escuta atenta e interessada de histórias
·
Desenvolver no aluno a facilidade de se
expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
.
.
·
Metodologia básica
Metodologia básica
Haverá uma maleta com diferentes livros de histórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
E para iniciarmos em grande estilo nosso projeto, tivemos a presença ilustre da Emília do Sítio do Pica pau Amarelo, cantando, dançando e conversando com nossos alunos sobre a importância da leitura em nossas vidas.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Formação continuada
Iniciamos neste mês de abril, a formação continuada com professores e funcionários na EMEB Lizamara.
A formação continuada de professores, mais do que atualizar os assistentes, deve ser capaz de criar um espaço de formação, de pesquisa, de inovação, de imaginação, etc., e os formadores de professores devem saber criar tais espaços, a fim de passarem do ensinar ao aprender. (IMBERNÓN, 2010 p 93)
O objetivo da Formação é garantir oportunidades para o diálogo, a troca de experiências e o
aprofundamento da teoria, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e
integração do grupo.
O projeto se desenvolverá ao longo do
ano de 2016, num total de 60 horas.
Dengue, zika - Estamos fora!!
domingo, 10 de abril de 2016
Teatro do Pibid: Páscoa
Pibidianos da EMEB Lizamara, realizaram uma apresentação cultural em comemoração a Páscoa e novamente arrasaram.
Vamos ver algumas fotos??
Vamos ver algumas fotos??
Apresentação Dia da Páscoa
Os professores e alunos fizeram belíssimas apresentações em Comemoração à Páscoa.
Parabéns a todos pelo empenho.
A Direção
Dia da Mulher
Frases, palavras, pensamentos… Como definir mulher em uma única palavra se mulher é mãe, é amiga, é esposa, é filha, é querida, mulher… Nem todas as palavras do mundo poderiam definir suas qualidades. Feliz Dia da Mulher!.
PARABÉNS Mulheres Guerreiras, em especial da EMEB Lizamara
Ano letivo de 2016
Começamos o ano letivo na EMEB Lizamara um pouco mais tarde, porém, estamos todos empenhados nos nossos afazeres e prontos para dar o melhor de nós ( professores e funcionários) para ensinar nossos alunos.
No primeiro dia de aula, tivemos um teatro lindo da turma do PIBID. Valeu meninos!! Vocês fazem a diferença em nossa escola.
No primeiro dia de aula, tivemos um teatro lindo da turma do PIBID. Valeu meninos!! Vocês fazem a diferença em nossa escola.
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Projeto Dona Baratinha
Este Projeto desenvolvido pela professora Deyse Regina Ferreira com os alunos do 2º ano A. Partindo da apresentação da história da dona Baratinha, a professora trabalhou diversos conteúdos de diferentes disciplinas, desde Língua Portuguesa até Matemática, História e Geografia. Nele, os alunos foram levados a construir conhecimento fazendo diferentes atividades como cartazes, textos escritos de forma conjunta.
Entre as atividades realizadas e os conteúdos trabalhados com os alunos estão a produção de textos orais e escritos, a socialização das produções individuais dos alunos, números e operações, construção e representação de figuras planas, grandezas e medidas, diferentes tipos de animais e os cuidados que devemos ter com os animais domésticos, cores, textura, músicas, construção de cartazes e maquetes, constituição da família, tipos de moradia e localização, entre outros.
Para encerrar o projeto, os alunos construiram a maquete da história da Dona Baratinha. Abaixo você confere as fotos dos trabalhos dos alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens mais visitadas
-
Projeto de: THALIA GABRIELA DA ROSA CICHACZEWSKI SILVANA MARCIA DA SILVA SCHVINN Este projeto visa: observ...
-
Professora Elisangela realizou no dia de hoje uma mostra de maquetes com os alunos dos 5º anos com o tema Biomas brasileiros. P arabéns prof...
-
Brincar é bom imagina então poder aprender brincando? Essa proposta foi colocada em pratica pelas professoras Silvana ,Debora,Talia. ...
-
Pense bem mova apenas 1 palito e acerte a equação caso não consiga vá abaixo no comentário encontre a resposta.
-
Os murais e painéis da escola são produzidos pelos alunos, professores e bolsistas que trabalham para deixar o ambiente mais bonit...
-
Este Projeto desenvolvido pela professora Deyse Regina Ferreira com os alunos do 2º ano A. Partindo da apresentação da história da dona ...