Justificativa
A
leitura é um instrumento imprescindível para qualquer momento da vida. Através
da mesma somos capazes de ir além, desenvolvendo senso crítico, ter
argumentações fundamentadas, viajar no mundo da imaginação, aprendendo a ouvir,
se expressar e utilizar como deleite um amigo que sempre preenche de forma
positiva momentos de reflexão na vida diária. Cabe a escola trazer a leitura
para os alunos e também agregar a família neste processo, pois sem esta
parceria pouco se conseguiria avançar.
A criança adora histórias de
príncipes, princesas, animais falante, bruxas, pois tudo isso faz parte do seu
mundo imaginário, de sua fantasia. E partindo dessa realidade, observa-se que é
o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras
clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para
despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no
aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos
irmãos. Ou ainda dando seus primeiros passos na leitura sozinha, descobrindo
suas primeiras palavras, ou realizando a leitura de imagens.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivo geral
Proporcionar
um momento de leitura ainda mais prazeroso e envolvendo a parceria fundamental
da família. Além de estimular o hábito da leitura e da escrita através do
registro.
Objetivos Específicos
·
Reunir à família,
possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus
membros;
·
Despertar ainda mais
a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto-estima das crianças;
·
Ajudar a criança nessa fase de
alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura.
·
Ampliar o
vocabulário;
·
Proporcionar situações de leitura
compartilhada.
·
Aproximar os alunos do universo escrito e dos
portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los,
reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar
sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e
construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
·
Fazer com que construam o hábito de ouvir e
sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
·
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus
repertórios.
·
Participação em situação de conto e
leitura de histórias.
·
Escuta atenta e interessada de histórias
·
Desenvolver no aluno a facilidade de se
expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
.
.
·
Metodologia básica
Metodologia básica
Haverá uma maleta com diferentes livros de histórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, por três dias. O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
E para iniciarmos em grande estilo nosso projeto, tivemos a presença ilustre da Emília do Sítio do Pica pau Amarelo, cantando, dançando e conversando com nossos alunos sobre a importância da leitura em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário