quarta-feira, 27 de setembro de 2017

PROJETO “O QUE CABE NO MEU MUNDO” Ensinando/ampliando valores e virtudes







Projeto de:
 THALIA GABRIELA DA ROSA   CICHACZEWSKI
 SILVANA MARCIA DA SILVA SCHVINN
Este projeto visa: observar, primeiramente, os comportamentos dos alunos do 1° ano C vespertino, dando especial atenção para os valores e virtudes que já estejam sendo arraigados em cada um; verificar o que os alunos já sabem sobre tais e dessa forma dar um maior entendimento acerca de cada valor e virtude tratado; e, finalmente, instigar a mudança de comportamentos inadequados, tornando-os mais valorosos e virtuosos.

Para trabalhar o projeto utiliza-se, principalmente, a coleção de livros "O que cabe no meu mundo", de Kátia Trindade e Janayna Alves Brejo, a qual contém 20 volumes e em cada um dos livros trata de valores e virtudes, os quais: honestidade, gentileza, amizade, generosidade, solidariedade, justiça, respeito, humildade, gratidão, lealdade, serenidade, dedicação, compreensão, otimismo, prudência, perdão, fraternidade, responsabilidade, sensibilidade e perseverança. Utiliza-se também dinâmicas, vídeos, músicas, textos informátivos e questionários que envolvam o valor apresentado no encontro em questão. 




Até o presente momento já foram realizados cinco encontros, sendo que no primeiro encontro foi tratado sobre "Respeito", no segundo encontro "Honestidade", no terceiro "Perseverança", no quarto encontro “Perdão” e no quinto “Compreensão”. Em relação a estes, observa-se que a maioria dos alunos já sabia o que é respeito, honestidade e perdão, sendo que poucos sabiam o que é perseverança e compreensão. Observa-se também que alguns alunos já fizeram progresso na melhora de comportamentos; os quais, às vezes, corrigem os comportamentos inadequados de colegas. Dessa forma, o projeto está em desenvolvimento, no qual em cada encontro semanal será tratado uma virtude.


veja +fotos abaixo:










Walter Lial
Multimeios Didáticos

Um comentário:

Unknown disse...

Projeto maravilhoso fiquei encantada, despertar o interesse das crianças na leitura e mostrar os bons valores muito importante Parabéns amei os livros também são lindas as imagens bem coloridos as crianças gostam muito.

Postagens mais visitadas